A Faculdade Catuaí

O projeto institucional da Faculdade Catuaí tem como referência de sua construção o seu ideal máximo enquanto instituição educativa: excelência e modernidade na formação humana. Excelência garantida em uma formação que supere a fragmentação entre teoria e prática, ensino e pesquisa, a formação profissional e postura ético-social. Modernidade no sentido de contribuir na formação de um profissional competente e apto ao mercado de trabalho, mas ao mesmo tempo comprometido com a promoção de uma vida justa e melhor para todos.

Missão

A Faculdade Catuaí objetiva produzir, socializar e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, e pretende contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país e da região na qual está inserida, promover a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e capazes de atuar na construção de uma sociedade justa e democrática. Desta forma, a missão da Faculdade Catuaí é possibilitar uma sólida formação que favoreça ao educando a compreensão e a conquista de sua competência profissional e seu compromisso social. Neste sentido, é importante que as ações didático-pedagógicas superem posturas que privilegiam o conhecimento fragmentado e reducionista a favor de práticas pedagógicas que privilegiem a sólida formação global e humanista.

Compromisso

A formação humanista precisa promover a compreensão crítica das articulações entre ações e atitudes nas diferentes áreas de conhecimento e competência profissional. Sendo necessário desenvolver ações que materializem os compromissos institucionais, com clareza do enfrentamento. São eles:

1. Promover a qualidade constante do processo de ensino e aprendizagem.
2. Ampliar as formas de acesso ao ensino superior, sem perda da qualidade.
3. Promover uma formação profissional competente sintonizada com as exigências profissionais impostas pelo sistema econômico, político e social.

Programas Oferecidos à Comunidade Acadêmica.

Tendo em vista o compromisso em promover uma educação de qualidade, a Faculdade Catuaí oferece a sua comunidade educativa os seguintes programas:

– Núcleo de Apoio e Atendimento ao Discente/Docente NAAD.
Possibilita ao docente a ampliação e aprofundamento da sua prática educativa na dimensão didático-pedagógica.
A atuação acontece junto aos alunos, professores, pais e demais integrantes da comunidade universitária, de forma que problemas que comprometam o bom desempenho e convívio social de qualquer dos membros deste grupo possivelmente sejam sanados.
Este serviço tem o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem e formação, que compreende também a relação com professores, funcionários e colegas de forma construtiva, estando sintonizado com o cumprimento dos objetivos sociais da instituição, que se propõe a uma influência decisiva e responsável na formação dos cidadãos.

– Projeto de Formação Continuada aos Docentes
Viabilizando a qualificação e atualização pedagógica permanente dos docentes, via programa de Formação Continuada, objetivando a qualificação do trabalho docente em sintonia com a capacitação técnico-científica requerida pela função de professor, atualizada pelas novas teorias e concepções da sociedade contemporânea, por intermédio da promoção de seminários, participação em eventos das áreas específicas, reuniões pedagógicas.

– Avaliação Institucional.
Avaliação institucional com base no Projeto Político Pedagógico da Instituição considerando seus princípios, seus objetivos para que possa servir de ferramenta de gestão, a partir de indicadores elaborados em sintonia com os objetivos da instituição.

– Avaliação Interdisciplinar.
A prova interdisciplinar é constituída por conteúdos das disciplinas ofertadas na série, realizada conforme data fixada e determinada pelos cursos, organizada, aplicada e corrigida conjuntamente pelos professores das séries, sob a supervisão da coordenação. Esta prática avaliativa tem como objetivo proporcionar ao aluno condições de resgatar os vários eixos de conhecimentos culturalmente acumulados, preparando-lhe de forma integral.

– Disciplinas Complementares.
Estas se constituem em uma outra forma de complementação da formação dos discentes, possibilitando a estes oportunidade para implementação de sua formação por meio de adequações curriculares.

Diretoria

Diretor Geral –

Diretor Administrativo / Financeiro –

Coordenadora do Curso de Administração –

Coordenador do Curso de Direito – Prof. Thiago C.  Giazzi

Coordenadora do Curso de Pedagogia – Profª. Silvana de O. L. Medeiros

Regimentos e Regulamentos