Brinquedoteca

A Faculdade Catuaí visando atender a comunidade de Cambé criou um espaço de apoio pedagógico inicialmente organizado pelo Curso de Pedagogia com o intuito de possibilitar uma ampliação e aprofundamento dos conhecimentos  teóricos e metodológicos   desenvolvidos no decorrer do curso, assim como oferecer atividades e  incentivar a vivência das crianças com o lúdico.

Desta forma a Brinquedoteca constitui-se em um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, através de jogos, brincadeiras e brinquedos como mais uma possibilidade de construção e/ou fortalecimento das relações de vínculo e afeto entre as crianças e seu meio social. Acreditamos que este mundo lúdico deve fazer parte da vida das crianças onde experimentam, conhecem, exploram e manipulam diversos brinquedos, construindo assim seu próprio conhecimento, desenvolvendo autonomia, criatividade e liberando suas fantasias.

A prática da Brinquedoteca tem várias funções: pedagógica, social e comunitária, pois baseia-se no atendimento a crianças da primeira infância oferecendo bons brinquedos, jogos e acompanhamento pedagógico para exploração dos mesmos.

Para SANTOS (1997) uma Brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar nossos padrões de conduta em relação a criança; É abandonar métodos e técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção do que este novo representa; é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.
As experiências vividas na brinquedoteca podem constituir-se em aprendizagens ricas e duradouras. “As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu  nível básico de ação real  e moralidade VYGOTSKY (1989).

Em concordância PIAGET (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo,  por isso, indispensável à prática educativa.

Desta forma, nossa brinquedoteca busca colaborar com o aprimoramento das diretrizes do projeto pedagógico da IES nas ações sociais e sócio-profissionais, contribuir para a formação profissional e educacional dos acadêmicos do cursos que utilizam esse laboratório, criar protótipos e modelos para capacitar os acadêmicos principalmente do curso de pedagogia a desenvolver materiais lúdicos e criativos para trabalhar em sala de aula.

Finalidades

  • Estimular o desenvolvimento da criança;
  • valorizar as atividades lúdicas e recreativas;
  • dar oportunidades para que a criança aprenda a jogar e a participar de grupos;
  • proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e de descobertas;
  • dar à criança a oportunidade de brincar, inventar, soltar a imaginação, a criatividade, a autonomia e a sociabilidade;
  • proporcionar um enriquecimento no relacionamento da criança, desenvolvendo hábitos de responsabilidades e trabalho.

Estrutura Organizacional

Monitoramento

Com orientação de professores do curso de Pedagogia da Faculdade Catuaí, os estudantes-monitores acompanham as crianças nas brincadeiras articulando para que os objetivos educacionais sejam alcançados, dentro do esperado.

Coordenadora

Professora:  Silvana de Oliveira L. Medeiros

Estagiários

Alunos da graduação e da pós graduação do curso de pedagogia

Público Alvo

Filhos de alunos, professores, funcionários da Faculdade Catuaí, crianças da comunidade local e alunos de escolas públicas e privadas.

Crianças Atendidas

Faixa etária: 4 a 10 anos;
Quantidade: 24 crianças por turno.

Funcionamento

Período de Atendimento

De Segunda a Sexta conforme agendamentos.

Regras para Inscrição

Para ter acesso ao serviço da Brinquedoteca às escolas e comunidade, será exigido um agendamento antecipado, de acordo com o cronograma estabelecido pela instituição.

Estabelece-se que para utilização da brinquedoteca faz-se necessário:

  • Firmar convênio (somente para as escolas);
  • Preencher formulário de inscrição, fornecendo dados pessoais dos alunos e crianças da comunidade;
  • Preencher e assinar o Termo de Responsabilidade que ficará arquivado na Brinquedoteca;
  • A cada visita, as crianças, que não estiverem acompanhadas de seus pais ou responsáveis, deverão trazer a autorização assinada pelos mesmos para frequentarem a Brinquedoteca (autorização disponível com os monitores);
  • agendar a data e horário: escolas – 1 semana de antecedência e comunidade – 24 horas de antecedência;
  • responsabilizar-se pelo transporte;
  • Pagar taxa para confecção e manutenção da carteirinha de R$1,00 para escolas privadas, e R$ 0,50 para escolas públicas, na primeira visita.

Regras de Convivência

  • Não será permitida a entrada de adultos na Brinquedoteca no horário de atendimento;
  • uma vez inscrita, a criança não se ausentará do espaço da Brinquedoteca, sem a presença de seu responsável, este necessitará trazer e buscar a criança na porta da Brinquedoteca;
  • a criança deverá zelar pelo material contido na Brinquedoteca não sendo permitido empréstimos de qualquer natureza.
  • não será permitido o uso de alimentos na brinquedoteca;
  • os materiais disponíveis são de uso exclusivamente interno, ficando vetado possíveis empréstimos;
  • as escolas com suas respectivas turmas deverão ser acompanhadas pelo professor regente;
  • respeitar as regras da brinquedoteca;
  • permanecer, exclusivamente,nas dependências da brinquedoteca.

 Atividades Desenvolvidas

A Brinquedoteca conta com atividades diversificadas através da exploração de jogos, brinquedos, brincadeiras e outros recursos. As atividades serão planejadas antecipadamente em reunião com coordenação, monitores e colaboradores.