CPA

Autoavaliação Institucional da Faculdade Catuaí

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instaurada pela Direção Geral da Faculdade Catuaí, no uso de suas atribuições legais; considerando o artigo 11 da Lei 10.861 de 14/04/2004 e o artigo 7º da Portaria Ministerial 2051 de 09/07/2004.

A Comissão Própria de Avaliação é encarregada de conduzir o processo de avaliação da instituição e de sistematizar e prestar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP: A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Catuaí é composta pelos representantes de cada segmento que compõe o universo do trabalho acadêmico e suas ramificações.

Em março de 2012, foi constituída, por ato de nomeação, a nova Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Catuaí, conforme Ato de Nomeação nº. 001/2012 e sofreu alteração em agosto de 2013, por meio da Portaria nº 009/2013, quando foi nomeada nova presidência para a Comissão Própria de Avaliação da Instituição.

A equipe reúne-se periodicamente para discutir os processos e demandas que surgem a partir da aplicação dos instrumentos de avaliação institucional.

As reuniões são devidamente registradas em Ata e nelas são discutidas todas as etapas relacionadas ao processo de Autoavaliação Institucional. São seus membros que refletem as melhores formas de envolvimento dos sujeitos (discentes, docentes, funcionários, egressos, comunidade externa) não apenas na execução e aplicação dos instrumentos, mas, principalmente, na elaboração das questões a serem selecionadas para que possam de fato corresponder aos anseios e necessidades dos envolvidos.

O processo de conscientização da importância da Avaliação Institucional é realizado anteriormente à sua aplicação e tem continuidade após a sua realização.

A avaliação não é encarada apenas como instrumento para detecção das fragilidades e/ou potencialidades, mas, principalmente, como base para a implantação de ações que permitam aproximação cada vez mais de um nível de excelência satisfatório e almejado.

A avaliação institucional terá sempre o papel, fundamentalmente, de um grande diagnóstico da instituição.

As etapas desenvolvidas no processo de autoavaliação de 2014 consistiram em: Planejamento, Aplicação dos questionários, Análise das respostas obtidas, Relatório Final e Publicação dos resultados, disponibilizando-os a toda comunidade acadêmica.

Missão

A FACULDADE CATUAÍ é uma Instituição privada de Ensino Superior, com fins lucrativos, situada à Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 210, em Cambé, PR. Tem por missão produzir, socializar e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e pretende contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país e da região na qual está inserida, promover a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e capazes de atuar na construção de uma sociedade justa e democrática.

Para cumprir essa missão, a FACULDADE CATUAÍ busca como princípios norteadores:

– o envolvimento permanente da comunidade acadêmica na condução do seu processo de gestão;
– a participação ativa dos docentes na elaboração de propostas de interesse institucional, nas discussões de assuntos ACADÊMICOS;
–  a determinação de parâmetros de avaliação da própria instituição;
– a efetivação de um processo de interação para conhecer os anseios e as necessidades da sociedade local e regional e com a qual deseja interagir em proveito desta;
– a promoção da excelência e modernidade acadêmica;
– o respeito à diversidade intelectual, institucional e política;
– a interação entre ensino, pesquisa e extensão.

Atribuição da CPA

  1. Definir sua metodologia e trabalho;
  2. Definir calendário dos processos de avaliação;
  3. Definir, programar e acompanhar os processos de avaliação;
  4. Promover análises permanentes dos dados coletados;
  5. Produzir relatórios consolidados sobre as avaliações;
  6. Definir as estratégias de divulgação das informações;
  7. Realizar encontros para a divulgação dos resultados;
  8. Promover reuniões com a Direção Geral e/ou com os Conselhos pertinentes para a discussão de modificações nos instrumentos de avaliação e/ou nas estratégias de implementação do processo e de divulgação dos resultados;
  9. Organizar e definir critérios para acesso a toda documentação produzida, seja em material impresso ou em meio eletrônico.

De acordo com o artigo 3º do ato de sua criação, a atuação da CPA é autônoma em relação aos Conselhos e Colegiados de Cursos.

Conforme o artigo 4º, os responsáveis pela prestação de informações falsas ou pelo preenchimento indevido de formulários e relatórios de avaliação, que implique em omissão ou distorção dos dados a serem fornecidos ao SINAES, responderão civil, penal e administrativamente por essas condutas.

Documentos da CPA

Relatório Final – 2016 Relatório Final – 2015 Relatório Final – 2014
Atas da CPA – 2016 Atas da CPA – 2015 Atas da CPA – 2014
 Portaria 17 CPA  Questionário de Egressos  Formulário de Avaliação para
Comunidade Externa*

*Após preencher o formulário, enviar no email: cpa@faculdadecatuai.com.br – Sua participação é fundamental!

Membros da CPA

Segmento

Nome

Escolaridade

Presidente da Comissão

Claudia Regina Alves dos Santos

Superior

Docente Rep. do Curso de Administração

Marcos Aparecido Ribeiro

Superior

Docente Rep. do Curso de Direito

Ivo Marcos de Oliveira Tauil

Superior

Docente Rep. do Curso de Pedagogia

Maria Cristina Romagnolli Peres

Superior

Representante da Direção

Lúcia Cavichiolli Pereira

Superior

Repres. dos Funcionários e Sec. da CPA

Waléria de Luza

Superior

Rep. da Sociedade Civil Organizada

Lucíria Duccini

Médio

Discente Rep. do Curso de Administração

 Alex Coppo Mancini

Cláudia Precoma de Siqueira

Médio

Discente Rep. do Curso de Direito

Amanda Regina Pereira

Médio

Discente Rep. do Curso de Pedagogia

Ana Beatriz Alves Falcão

Susana de Souza Paula

Médio