Revista Educação no (Con)texto

APRESENTAÇÃO

A Revista Educação no (Cont)texto: do curso de Pedagogia da Faculdade Catuai, a partir deste número passa a ser eletrônica.  A revista se propõe a divulgar a comunidade externa e interna os trabalhos científicos de seus acadêmicos e docentes, a fim de incentivar a prática da pesquisa e a produção do conhecimento.

Os artigos publicados na revista estabelecem um diálogo com as linhas de pesquisa do Curso de Pedagogia da Faculdade Catuaí que são:  Docência e Prática Pedagógica na Educação Básica a qual busca contemplar estudos sobre a formação inicial e continuada de professores para a educação básica, práticas e saberes da ação docente na educação básica e a educação formal e não formal em ambientes escolares e não escolares; Educação Inclusiva e Diversidade, que contempla a educação inclusiva para pessoas com necessidades especiais, relações no cotidiano escolar,  práticas pedagógicas, questões de gênero e  inclusão de outras etnias no contexto escolar; Gestão Educacional que busca a realização de estudos, pesquisas, ensino e extensão sobre políticas educacionais e suas aplicações no contexto contemporâneo e sua atuação na área da educação, contemplando instituições, organizações, atores, processos, mecanismos, estratégias e instrumentos, com especial atenção às políticas públicas e à administração/gestão da educação básica.

A revista Educação no (Cont) texto: do curso de Pedagogia é anual e aceita artigos e resenhas que serão submetidos à avaliação de acordo com a sua política de publicação.

EQUIPE EDITORIAL
Conselho Institucional
Me. Sandro Morais de Medeiros – Diretor Geral da Faculdade Catuaí
Me. Cláudia Regina Alves dos Santos– Coordenadora do Curso de Pedagogia.

Conselho Editorial

Dr. Lucken Bueno Lucas – Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL). Bolsista – CAPES parcial. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM-UEL) Bolsista – CAPES. Especialista em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Campus de Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Biologia Geral, Educação em Ciências Biológicas com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Bioética, Biologia Aplicada à Saúde e Análises Qualitativas.

Esp. Silvana de Oliveira Lima Medeiros – Pós-graduada em Gestão de Administração, Supervisão e Orientação Escolar pela FEATI. Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão pela Faculdade de Administração e Tecnologia de Ibaiti. Tem experiência na área de Educação e Supervisão, com ênfase em Educação Infantil e Fundamental. Atualmente ministra aulas no curso de pedagogia FACESI- Faculdade de Ciências Educacionais e Sistema Integrado, coordenou a CPA da mesma Instituição. Atualmente é Coordenadora do curso de Pedagogia e Pós-graduação da Faculdade Catuaí.

Esp. Waléria Luza – Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Especialista em Educação à Distância pela Faculdade de Apucarana – FAP. Especialização em Empreendimentos Educacionais. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atualmente é Bibliotecária Responsável – Faculdade Catuaí.

Avaliadores
Esp. Silvana de Oliveira Lima Medeiros – Pós-graduada em Gestão de Administração, Supervisão e Orientação Escolar pela FEATI. Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão pela Faculdade de Administração e Tecnologia de Ibaiti. Tem experiência na área de Educação e Supervisão, com ênfase em Educação Infantil e Fundamental. Atualmente ministra aulas no curso de pedagogia FACESI- Faculdade de Ciências Educacionais e Sistema Integrado, coordenou a CPA da mesma Instituição. Atualmente é Coordenadora do curso de Pedagogia e Pós-graduação da Faculdade Catuaí .
Me. Jaqueline Ferreira – Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP- Docente da Faculdade Catuaí.
Me. Claudia Regina do Santos – Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduada em Gestão Educacional pelo ESAP. Atuação como Docente no curso de Pedagogia, ministrando as disciplinas pertinentes à área de Políticas e Gestão da Educação. Docente no Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na UEL. Docente da Faculdade Catuaí.
Me. Zilda Rossi Araujo – Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professora Pedagoga pela Secretaria de Estado da Educação, Integrante da Equipe de Educação Básica do Núcleo Regional de Educação de Londrina. Docente da Faculdade Catuaí.
Comissão Editorial
Me. Maria Cristina Romagnoli Peres – Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – Docente da Faculdade Catuaí.

Me. Juliana Irani Villanueva dos Reis –  Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN.  Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva; Atualmente integra, como Coordenadora, a equipe de Educação Especial do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Educação em Londrina, respondendo pelas áreas da Deficiência Intelectual, Deficiência Física Neuromotora e Altas Habilidades/Superdotação; Docente em cursos Pós-Graduação no Instituto Rhema nas áreas da Deficiência Intelectual, Deficiência Física Neuromotora, Alfabetização e Linguística e Dificuldade de Aprendizagem.

Me. Raquel Maria Biral Faconti –  Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, Psicopedagogia e Reabilitação Humana. Já foi docente das Faculdades Integradas Vale do Ivaí (Ivaiporã – Pr) e da Faculdade Catuaí (Cambé_Pr)

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

CONTATO

Endereço da Revista:

Faculdade Catuaí

Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 210. Conj. Castelo Branco

Cambé – Pr – Cep: 86186-125

Contato principal:

Email: biblioteca@faculdadecatuai.com.br

Fone: 43- 3174-5454

v.8, n.8, 2016

Revista Educação no (Con)Texto: do curso de Pedagogia,  v.8, n.8, jan./dez., 2016, ISSN 2446-5038

 

SUMÁRIO

Gestão escolar democrática e participativa em escolas públicas de ensino fundamental e médio da cidade de Cambé

VIVIANE APARECIDA BERNARDES DE ARRUDA
v.7, n.7, 2015

Revista Educação no (Con)Texto: do curso de Pedagogia, v.7, n.7, jan./dez., 2015, ISSN 2446-5038

SUMÁRIO

Escola e Família: A União Entre A Educação Familiar E Escolar, Para Formação Do Aluno

MARISA CLAÚDIA CAVALCANTE SANTOS

TDAH E Uma Contraproposta No Município De Cambé

MAIARA FRANCIELE DE MELLO BARBOSA LARISSA GARIB AMARAL

Formação Continuada: Desafios E Novas Possibilidades

MARIA DONIZETE BRIGUENTI CHEQUETTI

A Importância Do Psicopedagogo Com Relação Às Dificuldades De Aprendizagem

ANA CLÁUDIA MARQUES DE J. MONTINI DOS SANTOS

Interação Social Em Sala De Aula: Repensar O Papel Do Professor Diante Desta Realidade

VIVIANE APARECIDA BERNARDES DE ARRUDA

v.6 n.6, 2014

Revista Educação No (Con)Texto: Do Curso De Pedagogia, V.6 N.6, Jan./Dez., 2014, Issn 2446-5038

Sumário

Pedagogia Dos Projetos

Sueli  Aparecida Da Cruz Meirelles
Karen De Abreu Anchieta Elias 

 

A Alfabetização Matemática Na Prática Pedagógica Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Tatiana Ribeiro Costa 

 

Psicomotricidade E Suas Contribuições Para O Processo De Aprendizagem De Crianças De 6 A 7 Anos. Um Estudo De Revisão

Silvio Da Conceição
Maria Aparecida Monteiro Da Silva

 

A Família De Hoje E Seu Reflexo Na Aprendizagem

Cassia Fernanda De Castro Maccagnan
Maria Genilda Da Cruz De Jesus
Verginia Celeste Cenedese Boeing
v.5, n.5, 2013

Revista Educação No (Con)Texto: Do Curso De Pedagogia, V.5, N.5, Jan./Dez., 2013,  Issn 2446-5038

 

Sumário

Formação Do Professor De Uma Escola De Ensino Fundamental De Londrina Com Aluna Surda Em Processo De Inclusão: A Prática Pedagógica Docente Após A Inclusão Do Estudante Surdo

Elisabete Cristina Pereira Eches
Carla Cristine Tescaro Lino

 

A Importância Da Gestão Na Educação A Distância

Cleusa Hosaka Carlos
Maria Aparecida Tomás Valduga
Waléria De Luza

Um Olhar Crítico Sobre A Autonomia Escolar

Vivian Eickhoff Maschio

Os Caminhos De Uma Gestão Escolar De Sucesso

Jorgina Alencar Timóteo De Moraes
v.3, n.3, 2011

Revista Educação No (Con)Texto: Do Curso De Pedagogia, V.3, N.3, Jan./Dez., 2011, Issn 2446-5038

 

Sumário

Identidade E Desafios Do Pedagogo Ao Longo De Sua Formação

Luana Cardoso Dos Santos

 

Dificuldades Encontradas Pelos Professores Em Incentivar A Leitura Nos Alunos De 1º E 2º Das Séries Iniciais

Maiara Buschini Franco 

 

A Importância Da Pesquisa Na Formação E Ação Docente 

Andréa Bengozi

 

A Metodologia Da Ação Docente No Processo De Ensino E Aprendizagem: Contribuições Para A Prática Educativa 

Greice Cristina Da Silva Dorta

 

Formação E Identidade Do Professor Que Ensina Matemática Nos Anos Iniciais

Fabiangela Santana Mendes