A Faculdade Catuaí visando atender a comunidade de Cambé criou um espaço de apoio pedagógico inicialmente organizado pelo Curso de Pedagogia com o intuito de possibilitar uma ampliação e aprofundamento dos conhecimentos teóricos e metodológicos desenvolvidos no decorrer do curso, assim como oferecer atividades e incentivar a vivência das crianças com o lúdico.
Desta forma a Brinquedoteca constitui-se em um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, através de jogos, brincadeiras e brinquedos como mais uma possibilidade de construção e/ou fortalecimento das relações de vínculo e afeto entre as crianças e seu meio social. Acreditamos que este mundo lúdico deve fazer parte da vida das crianças onde experimentam, conhecem, exploram e manipulam diversos brinquedos, construindo assim seu próprio conhecimento, desenvolvendo autonomia, criatividade e liberando suas fantasias.
A prática da Brinquedoteca tem várias funções: pedagógica, social e comunitária, pois baseia-se no atendimento a crianças da primeira infância oferecendo bons brinquedos, jogos e acompanhamento pedagógico para exploração dos mesmos.
Para SANTOS (1997) uma Brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar nossos padrões de conduta em relação a criança; É abandonar métodos e técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção do que este novo representa; é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.
As experiências vividas na brinquedoteca podem constituir-se em aprendizagens ricas e duradouras. “As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade VYGOTSKY (1989).
Em concordância PIAGET (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa.
Desta forma, nossa brinquedoteca busca colaborar com o aprimoramento das diretrizes do projeto pedagógico da IES nas ações sociais e sócio-profissionais, contribuir para a formação profissional e educacional dos acadêmicos do cursos que utilizam esse laboratório, criar protótipos e modelos para capacitar os acadêmicos principalmente do curso de pedagogia a desenvolver materiais lúdicos e criativos para trabalhar em sala de aula.
Finalidades
- Estimular o desenvolvimento da criança;
- valorizar as atividades lúdicas e recreativas;
- dar oportunidades para que a criança aprenda a jogar e a participar de grupos;
- proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e de descobertas;
- dar à criança a oportunidade de brincar, inventar, soltar a imaginação, a criatividade, a autonomia e a sociabilidade;
- proporcionar um enriquecimento no relacionamento da criança, desenvolvendo hábitos de responsabilidades e trabalho.
Estrutura Organizacional
Monitoramento
Com orientação de professores do curso de Pedagogia da Faculdade Catuaí, os estudantes-monitores acompanham as crianças nas brincadeiras articulando para que os objetivos educacionais sejam alcançados, dentro do esperado.
Coordenadora
Professora Esp. Silvana Medeiros
Estagiários
Alunos da graduação e da pós graduação do curso de pedagogia
Público Alvo
Filhos de alunos, professores, funcionários da Faculdade Catuaí, crianças da comunidade local e alunos de escolas públicas e privadas.
Crianças Atendidas
Faixa etária: 4 a 10 anos;
Quantidade: 24 crianças por turno.
Funcionamento
Período de Atendimento
às Quartas e Quintas-Feiras – das 19:00h às 22:30h (Exceto as últimas quintas-feiras do mês)
Regras para Inscrição
Para ter acesso ao serviço da Brinquedoteca às escolas e comunidade, será exigido um agendamento antecipado, de acordo com o cronograma estabelecido pela instituição.
Estabelece-se que para utilização da brinquedoteca faz-se necessário:
- Firmar convênio (somente para as escolas);
- Preencher formulário de inscrição, fornecendo dados pessoais dos alunos e crianças da comunidade;
- Preencher e assinar o Termo de Responsabilidade que ficará arquivado na Brinquedoteca;
- A cada visita, as crianças, que não estiverem acompanhadas de seus pais ou responsáveis, deverão trazer a autorização assinada pelos mesmos para frequentarem a Brinquedoteca (autorização disponível com os monitores);
- agendar a data e horário: escolas – 1 semana de antecedência e comunidade – 24 horas de antecedência;
- responsabilizar-se pelo transporte;
Regras de Convivência
- Não será permitida a entrada de adultos na Brinquedoteca no horário de atendimento;
- uma vez inscrita, a criança não se ausentará do espaço da Brinquedoteca, sem a presença de seu responsável, este necessitará trazer e buscar a criança na porta da Brinquedoteca;
- a criança deverá zelar pelo material contido na Brinquedoteca não sendo permitido empréstimos de qualquer natureza.
- não será permitido o uso de alimentos na brinquedoteca;
- os materiais disponíveis são de uso exclusivamente interno, ficando vetado possíveis empréstimos;
- as escolas com suas respectivas turmas deverão ser acompanhadas pelo professor regente;
- respeitar as regras da brinquedoteca;
- permanecer, exclusivamente,nas dependências da brinquedoteca.
Atividades Desenvolvidas
A Brinquedoteca conta com atividades diversificadas através da exploração de jogos, brinquedos, brincadeiras e outros recursos. As atividades serão planejadas antecipadamente em reunião com coordenação, monitores e colaboradores.